fera@feracursos.com.br
Fera Formação em Segurança Privada
Ligue Agora
(49) 3221-9810
Whatsapp
(49)99155-3457

CURSO

Sobre o Curso

O curso de Formação de Formação de vigilante tem como objetivo dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício da profissão de vigilante, em complemento à segurança pública, incluídas as atividades relativas à vigilância patrimonial, à segurança física de estabelecimentos financeiros e outros, preparo para dar atendimento e segurança às pessoas e manutenção da integridade do patrimônio que guarda, bem como aprimoramento técnico para o uso de armamento não-letal, armamento convencional e o emprego de defesa pessoal.

Requisitos

  • Ter 21 anos completos
  • Ser Brasileiro (a)
  • Ter 4ª série do primeiro grau completo
  • Ter sido aprovado em exame de saúde física e mental
  • Não possuir antecedentes criminais registrados
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militar

Documentos

  • RG (Trazer original + 1 cópia)
  • CPF (Trazer original + 1 cópia)
  • Título de Eleitor (Trazer original + 1 cópia)
  • Carteira Reservista (Trazer original + 1 cópia)
  • Comprovante de escolaridade (Trazer original + 1 cópia)
  • Comprovante de residência em nome do aluno ou no nome dos pais. Se estiver em nome de terceiros, deverá apresentar declaração de residência emitido pelo proprietário do imóvel com registro em cartório. (Trazer original + 1 cópia)
  • Atestado Médico – aptidão física
  • 1 foto 3x4

Certidões Negativas

  • Atestado de antecedentes criminais da POLÍCIA CIVIL

Residentes em SC: O pedido deve ser feito em uma das Delegacias Regionais


Residentes em RS: A certidão pode ser retirada pela internet (clique aqui).
Obs: Caso não saia, é necessário fazer o pedido na delegacia.

 

  • Negativa de antecedentes criminais da JUSTIÇA FEDERAL:

Pode ser retirado na Justiça Federal ou na internet.    
RS, PR E SC(Clique aqui)

Outros estados - (Clique aqui)
 

  • Negativa de Antecedentes Criminais ESTADUAL – COMARCA:

São necessários retirar 3 certidões (2 se for residente da cidade de Lages):
COMARCA Capital - (Clique aqui)
COMARCA Lages -  (Clique aqui)
COMARCA Cidade de residência do aluno em SC - (Clique aqui) / Alunos residentes em RS:  (Clique aqui)

Obs: As comarcas são retiradas no mesmo site (Menos no caso da COMARCA da cidade do aluno caso for residente em RS), é só necessário selecionar as diferentes opções, e fazer 3 pedidos. Os documentos são enviados para o e-mail fornecido no formulário.

As comarcas também podem ser retiradas pelo FÓRUM da sua cidade.

A certidão também pode ser retirada no Cartório Eleitoral da sua cidade.

 

A certidão também pode ser retirada no Cartório Eleitoral da sua cidade.

 

A certidão só pode ser retirada pela internet.

 

  • Atestado de avaliação psicológica:

A avaliação é realizada na escola no dia que inicia o curso.

 

Carga Horária

A carga horária total do curso será de 200 (duzentas) horas-aula, podendo ocorrer diariamente no máximo 10 horas-aula.

 

Distribuição Do Tempo

Disciplinas curriculares - 174 h/a
Verificação de aprendizagem - 24 h/a
Abertura de curso - 02 h/a
TOTAL - 200 h/a

 

Grade Curricular

 

  • NOÇÕES DE SEGURANÇA PRIVADA (NSP)

Desenvolver conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante.
Identificar direitos e deveres trabalhistas do vigilante.

Carga horária: 08 h/a

 

  • LEGISLAÇÃO APLICADA (LA)

Dotar o aluno de conhecimentos básicos de Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, enfocando os principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles nos quais pode incorrer. Desenvolver conhecimentos sobre conceitos, legislação e técnicas de proteção ambiental na área de vigilância.

Carga horária: 20 h/a

 

  • RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO (RHT)

Ampliar conhecimentos para respeitar a visão política e prática da afirmação dos Direitos Humanos.
Conscientizar e instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento intra e interpessoal.
Desenvolver atitudes para o atendimento adequado e prioritário às pessoas com deficiência.
Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a desenvolver hábitos de sociabilidade que permitam o seu bom relacionamento no trabalho e em outras esferas do convívio social.

Carga horária: 10 h/a

 

  • SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA e CRIME ORGANIZADO (SSPCO)

Desenvolver conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública, atribuições constitucionais de cada corporação policial, da guarda municipal e das Forças Armadas.
Dotar o aluno de conhecimentos e dados sobre a atuação e acionamento da polícia militar e da guarda municipal em caso de ocorrência policial gerada na área de vigilância.
Ampliar conhecimentos para identificar grupos criminosos e seu modus operandi, com o fim de evitar cooptação do vigilante.

Carga horária: 10 h/a

 

  • PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS (PCI&PS)

Dotar o aluno de noções e técnicas básicas de prevenção e combate a incêndios, bem como capacitá-lo a adotar providências adequadas em caso de sinistros, principalmente na evacuação de prédios.
Capacitar o aluno a prestar assistência inicial em caso de emergência através de assimilação de conhecimento de primeiros socorros.

Carga horária: 12 h/a

 

  • EDUCAÇÃO FÍSICA (EF)

Aprimorar o condicionamento físico, visando diminuição das tensões inerentes ao Curso de Formação, e capacitar o aluno a desenvolver um programa básico permanente de preparação física pessoal.

Carga horária: 12 h/a

 

  • DEFESA PESSOAL (DP)

Desenvolver habilidades, fundamentos e técnicas de defesa pessoal e de terceiros.

Carga horária: 20 h/a

 

  • ARMAMENTO E TIRO (AT)

Habilitar o aluno a manejar e usar com eficiência armamento empregado na atividade de vigilância, como último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.
Capacitar o aluno a empregar de forma segura e eficaz as armas e munições não-letais disponíveis, como uma resposta de força proporcional.

Carga horária: 24 h/a

 

  • VIGILÂNCIA (VIG)

Desenvolver conhecimentos sobre vigilância geral e sobre as áreas de vigilância especializadas, como vigilância em banco, shopping, hospital, escola, indústria, com o fim de manter a integridade do patrimônio que guarda, executar os serviços que lhe competem e realizar uma vigilância dinâmica, alerta, integrada e interativa.
Capacitar o aluno a identificar as técnicas de vigilância em geral e compreender as funções do vigilante, bem como avaliar sua importância num esquema de segurança.
Desenvolver conhecimentos sobre o plano de segurança das empresas.
Dotar o aluno de conhecimentos específicos que o capacitem ao desempenho das atribuições de promover a segurança física de instalações, em sua área de atuação, adotando medidas de prevenção e repressão de ocorrências delituosas.
Identificar emergência, evento crítico e crise.
Desenvolver conhecimentos sobre táticas e técnicas iniciais na tomada das primeiras providências frente a um evento crítico ou uma crise.

Carga horária: 14 h/a

 

  • RADIOCOMUNICAÇÃO E ALARMES (RD&AL)

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de telecomunicações utilizado pelas empresas de segurança. Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas computadorizados e de controle eletrônico, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes.
Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas de alarmes e outros meios de alerta, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes.
Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos eletrônicos e de comunicação.

Carga horária: 10 h/a

 

  • NOÇÕES DE SEGURANÇA ELETRÔNICA (NSE)

Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas computadorizados e de controle eletrônico, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus Vigilantes. Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas de alarmes e outros meios de alerta, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos eletrônicos.

Carga horária: 10 h/a

 

  • USO PROGRESSIVO DA FORÇA (UPF)

Desenvolver conhecimentos gerais sobre conceitos e legislação relativos ao emprego e uso da força de maneira escalonada, como auxílio de armas menos que letais. Desenvolver habilidades de utilização do uso progressivo da força. Fortalecer atitudes para aplicar os conhecimentos adquiridos no desempenho das atividades de vigilância patrimonial segurança pessoal.

Carga horária: 08 h/a

 

  • GERENCIAMENTO DE CRISES (GC)

Dotar o aluno de conhecimentos para desempenhar de forma eficaz suas atividades, especialmente no momento de uma ocorrência fática de crise ou conflito. Desenvolver conhecimentos sobre as diferenças de crise conflito, apresentando ao aluno diversos exemplos reais e simulados de gerenciamento de crises.

Carga horária: 08 h/a

 

  • CRIMINALÍSTICA E TÉCNICA DE ENTREVISTA (CRI&TE)

Dotar o aluno de noções sobre criminalística (evidências, vestígios e local de crime).
Instrumentalizar o aluno de técnicas de isolamento do local do crime, preservação de vestígios até a chegada da polícia técnica; coletar evidências iniciais que possam desaparecer antes da chegada da polícia e que importem na apuração policial, busca de provas e autoria; observar e descrever pessoas, coisas, áreas e locais, de forma diligente; demais iniciativas que lhe competem na prevenção e repressão de ocorrências delituosas.
Desenvolver conhecimentos que identifiquem as drogas mais usadas, legislação específica, tráfico ilícito, uso indevido e dependência, bem como as atividades policiais preventiva e repressiva.
Desenvolver conhecimentos sobre técnicas de entrevista prévia, visando colher dados necessários ou relevantes às investigações policiais.

Carga horária: 08 h/a

 

Frequência

A freqüência é obrigatória a todas as atividades programadas para os alunos. Somente será submetido à avaliação final o candidato que obtiver freqüência de 90 % (noventa por cento) da carga horária em cada disciplina.
Será desligado do curso o aluno que ultrapassar o limite de faltas, podendo aproveitar as disciplinas concluídas apenas no curso subseqüente da mesma Escola.

Avaliação

Ao final de cada disciplina teórica será realizada uma avaliação de aprendizagem escrita, do tipo objetiva, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver o mínimo de 6 (seis) pontos num máximo de 10 (dez) pontos.
A complexidade das questões elaboradas deverá ser condizente com o nível de escolaridade dos alunos.
A avaliação das disciplinas práticas (Educação Física, Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro) será realizada de forma prática, sendo que a disciplina de Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros será de forma simulada.

Fotos do Curso

Próximas Turmas

04/02/2020 05/03/2020 13/04/2020 07/05/2020 04/06/2020

Tenho interesse no curso

ATENDIMENTO PERSONALIZADO
VIA WHATSAPP
(49) 9 9170-8466 Formação
(49) 9 9155-3457 Reciclagem e Extensões
REDES SOCIAIS
CONTATO

(49) 3221-9810
fera@feracursos.com.br

ENDEREÇO

R. Fausto de Souza, 235 - Centro, Lages - SC, 88502-210

© 2020 - Fera Formação em Segurança Privada