CURSO - Agente de Portaria

AGENTE DE PORTARIA

 


Objetivo:
O Curso de Agente de portaria visa dotar o aluno de conhecimentos e habilidades técnicas, com ênfase em suas atitudes e postura, que o capacitem para exercer a função de porteiro, com o preparo para enfrentar as diversas situações atinentes à vigilância e segurança, com capacidade para identificar em seu posto de trabalho, dentre os diversos postos que porventura poderá trabalhar como bancos, shoppings, condomínios, empresas e outros, equipamentos de combate à incêndio, portas de saída de emergência, radiocomunicação, alarmes e câmeras, para que funcionem em perfeita sintonia e possa dar à sua função caráter preventivo.

O curso é ministrado de forma prática e simples para que os participantes possam captar as informações com facilidade e praticá-las em sua rotina de trabalho, com segurança para os moradores e o patrimônio.

Referência:
Art. 83 da Portaria MJ/DPF Nº 3233, de 10 de dezembro de 2012.

Método:
O curso funcionará de acordo com as prescrições contidas neste currículo e será executado em uma única fase, voltada para o preparo profissional do aluno, através de trabalhos essencialmente práticos e objetivos, com o mínimo de teoria, a fim de que o aluno aprenda fazendo.

Conteúdo Programático:
- LEGISLAÇÃO APLICADA E DIREITOS HUMANOS:
Noções de direito constitucional; noções de direito penal; classificações dos crimes; excludentes de ilicitude; excludente de punibilidade; concurso de pessoas; noções de processo penal. Direitos Humanos: princípios fundamentais; uso diferenciado da força; comunicação interpessoal ética e disciplina.

- AGENTE DE PORTARIA:
Aspectos gerais da função; aspectos humanos e aspectos operacionais da função.

- RADIO COMUNICAÇÃO E NOÇÕES DE SEGURANÇA ELETRÔNICA:
Sistema eletrônico de segurança: Painel de controle; teclados; controle remoto; sensores; tipos de câmeras; cerca eletrificada; sistema de comunicação; alfabético fonético internacional e código “Q” internacional.

- TÉCNICAS OPERACIONAIS E SEGURANÇA FÍSICA DE INSTALAÇÕES:

Barreiras físicas; divisas físicas; vegetação; muros; cercas físicas; alambrados; ofendiculos; cancelas; portarias; guaritas; portões; garagens; iluminação e sinalização.  

- PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO E COMBATE A INCENDIO
:
Procedimentos em primeiros socorros; primeiros socorros mais comum; procedimento em ferimentos extensos e profundas; procedimentos recomendáveis em parada cardíaca;procedimento em prevenção e combate a incêndio; técnicas de extinção do fogo; classes de incêndio; composição básica do sistema de hidrante; sistema de iluminação de emergência;

DEFESA PESSOAL:
Visão geral; objetivos; princípios; emprego operacional; cuidados essenciais; pontos sensíveis e vitais do corpo humano e movimentos defensivos


Composição das Turmas:
As turmas serão compostas de no Mínimo 15 e máximo 45 alunos.

Frequência:
A freqüência é obrigatória a todas as atividades programadas para os alunos. Somente será submetido à avaliação final o candidato que obtiver freqüência de 90% da carga horária em cada disciplina.

Avaliação:
Ao final das disciplinas teóricas será realizada uma avaliação de aprendizagem (prova objetiva) em cada qual, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver um mínimo de 6 pontos num máximo de 10 pontos.

Carga Horária:
A carga horária total do curso será de 35 h/a.

Distribuição de Tempo:
Horário: segunda a sexta das 19:00 as 22:40
Sábado das 08:00 as 11:40 intervalo/retorno 14:00 as18:00
Durante: 06 dias

Documentação necessária:
XEROX:
Carteira de Identidade / CPF
Comprovante de Residência

ORIGINAIS:
01 FOTO 3X4;

Todos os Direitos Reservados
FERA FORMAÇÃO EM SEGURANÇA PRIVADA © 2015